¢“Percebe-se que o papel do educador ainda é fundamental na formação do educando.”
¢“Durante o desenvolvimento das unidades I e II confesso que foram momentos de muito trabalho para conseguir realizar as tarefas propostas ... Embora os conteúdos possa fazer parte do cotidiano e os trabalhos serem muito bons”.
¢“... mas o que mais me chamou a atenção foi o relato de uma professora sobre o ‘Avançando na Prática’. A professora em questão escolheu trabalhar o poema de Carlos Drummond de Andrade “Cidadezinha Qualquer”. A empolgação da professora no relato me fez ver a empolgação dos alunos para esta aprendizagem”.
¢“A turma que eu escolhi, é uma sala de alunos repetentes ou com muita dificuldade. Escolhi essa turma por esses motivos, acreditei que algo novo e diferente fosse mudar um pouco o interesse da sala”.
¢“Impossível ler estas unidades sem ... Evocar sentimentos vivenciados tanto com a leitura e escrita na minha vivência pessoal e escolar. Como não sentir um nó na garganta diante de um texto como o de patativa do Assaré e de Paulo Freire...”“Percebo que é gratificante esta aplicação dos estudos em sala de aula, porém, o tempo é curto, mas proponho estar trabalhando à medida do possível”.
¢“Segui as sugestões preparei uma aula dinâmica, na qual os alunos trabalharam e divertiram bastante com as palavras selecionadas para estudo... Vestimos a rigor e como a escola é pequena convidamos as outras salas para assistir. Foi excelente, porque a forma trabalhada mexeu com o humor da garotada que se empolgaram muito e entenderam que a língua falada não é estática e sofre variações no tempo, no espaço e faz parte da construção da história de um povo”.
¢“No final da aula, pedi que eles lessem as gírias que escreveram e explicassem o seu significado, foi muito divertido!”
Sermão da Montanha (versão para educadores) Pró-letramento:
Há 13 anos
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