Caros Professores e Coordenadores,
Ao preparar essa oficina das unidades 15 e 16 do TP 4, procurei garantir uma realização mais eficiente de etapas que julgo muito importante nesse encontro: Socialização do Avançando na Prática e as atividades da própria oficina. Fiquei muito satisfeita com a forma como vocês, professores e coordenadores,reagiram frente a essa pequena mudança na estrutura dos trabalhos.
É interesssante observar que por serem duas turmas, tem-se naturalmente, comportamentos e uma atmosfera também diferente das atividades. Ambas, porém responderam protamente às propostas, corresponderam as expectativas que criei a partir das atividades que organizei. Preciso compartilhar, porém, uma angústia. Fiquem tranquilos que não estou pensando em colocar em prática, embora queira muito fazer isto, mas sei que não é possível frente ao aperto de tempo que as atividades de sala de aula nos impõe. A angústia é pelo fato de ainda termos muitos outros assuntos importantíssimos que envolvem leitura e produção e que não foram tratados na oficina, e que podem fazer uma diferença decisiva em nossos trabalhos como professores das Linguagens. Poderia estar listando aqui uma infinidade deles, aliás, vou listar alguns tópicos que merecem ser pelo menos lembrados, nem que seja nesse texto:
1. Qual o papel da Língua Portuguesa nos trabalhos de leitura e produção de textos de outras disciplinas?
2. Como desenvolver atividades que visem desenvolver habilidades dos alunos de rascunhar, ou como defende os PCN's, de fazer esboços de textos?
3. Como levar os alunos a refletirem a língua a partir de suas produções? Quais atividades de fato podem conduzi-los a isso?
4. Ainda preciso, como professor de Língua Portuguesa, levar para meus feriados e finais de semana pilhas imensas de textos (produções) de meus alunos para corrigir?
5. Qual a importância do entendimento dessa proposta de ensinar a Língua Portuguesa a partir do uso e reflexão para um melhor entendimento da aplicação dos conteúdos gramaticais tradicionais?
6. E o eixo ou, como queiram alguns, a modalidade oral da língua, que espaço deve ter nas aulas de Língua Portuguesa?
7. Como trabalhar com gêneros textuais sem "enformar" as leituras e produções de meus alunos?
8. É possível dar ao Avançando na Prática uma leitura de Sequência Didática?
9. Por que muitos textos de alunos, apesar de um trabalho planejado, pensado e desenvolvido com bastante esforço do professor, surpreende por não responder em nada ao esperado pelo mesmo?
10. Quais as crenças, equívocos e mitos criados ao longo da história do ensino da Língua Portuguesa que dão base a muitas práticas em sala de aula? São benéficos ou estão impedindo um avanço mais eficiente de nossos trabalhos como profissionais das letras.
Como veem, podería continuar listando uma infidável sequência de idéias e reflexões a cerca de nossas necessidade como profissionais que somos. E é porque vocês ainda nem listaram as suas.
Mas isso em si já é muito bom. Ao verbalizarmos esses questionamentos, um movimento favorável à mudança de comportamento frente ao desejo de aprender começa a ser feito e nos impulsiona para nossa própria formação e transformação. Nenhum de nós está isento das limitações frente ao nosso cotidiano, geralmente muito atarefado. Mas nenhum de nós também está isento de sermos observadores e pesquisadores de nossas próprias práticas diárias.
A consciência de sermos seres inacabados, portanto, profissionais e humanos, capazes de transformação constante, nos coloca em situação de vantagem frente àqueles que já se bastaram com o que sabem ou aqueles que idealizam o grande dia em que estarão prontos e perfeitos. Eis o mérito dos que não se dão por vencidos e não desanimam, nem mesmo naquele dia em parece que o mundo fez um comprô contra ele. A grandeza dos que constroem seu caminho, caminhando, está na certeza que virá outro dia, e a pedrinha do dia anterior já estará na pavimentação de seu caminho.
Chega de filosofar, o fato é que ocupo esse espaço, nesse momento para fazer minhas considerações a respeito da última oficina, dizendo de minha satisfação por tê-los como parceiros nessa tarefa.
Breve postarei as atividades de seus alunos e as desenvolvidas na oficina.
Um grande abraço.
Por Francisca Elizabeth, Gestar Presidente Médici.
Sermão da Montanha (versão para educadores) Pró-letramento:
Há 13 anos
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