terça-feira, 21 de julho de 2009

AVANÇANDOS NA PRÁTICA E MEMORIAIS

PROFESSORA: Aldina
LETRAMENTO
PERGUNTAS UTILIZADAS POR UM DOS GRUPOS DE ALUNOS QUE PESQUISARAM NAS IGREJAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS (Entrevista)

1. Que tipo de escrita é utilizado neste ambiente?
2. Para que serve a escrita neste local?
3. A quem se destina o registro do letramento aqui?
4. Quais os tipos de documentos deste ambiente?
5. Este ambiente funcionaria de forma normal sem a presença da escrita?

COORDENADORA: Elaine Bittencourt
RELATÓRIO DE LEITURA E AVANÇANDO NA PRÁTICA - OFICINA VIII

A leitura das unidades propostas para o próximo encontro contribuíram e muito para o trabalho da coordenação pedagógica, pois serve de suporte para que possamos trabalhar com os professores de Língua Portuguesa de maneira significativa e eficaz.
Percebemos, dentre inúmeras contribuições, a importância que se têm as perguntas, que devemos investir em atividades que levem o aluno desenvolver a habilidade de estabelecer a estrutura de um texto, como se deve ler para apreender o que foi lido, as crenças que permeiam o ato de escrever, etc.
O "Avançando na Prática" realizado junto aos alunos foi o da página 113 da referida TP (4), onde, a partir do texto "Camping" eles dessem sequência ao diário, individualmente.
O resultado da atividade foi surpreendente, pois vários finais foram produzidos, tendo destinos completamente diferentes.
Tivemos textos românticos, denunciadores, engraçados, trágicos, com finais felizes e tristes.
Os alunos não quiseram ler seus textos devido a timidez, porém, estavam curiosos em conhecer os textos dos colegas, e pediram para que lêssemos todas as produções sem revelar autores e foi muito engraçado, no final de cada leitura, discutimos de que estilo se tratava.
As aulas destinadas à atividade proposta foram muito divertidas e, consequentemente, produtivas, pois havia liberdade em se criar. A hora da socialização dos textos nos surpreendeu devido à curiosidade demonstrada entre os alunos e a riqueza na diversidade de situações expostas.

TEXTO DE ALUNO

CAMPING

01 de março. Querido diário: construímos uma casa na árvore.
02de março. Querido diário: veio muita gente pra cá e expandimos mais a floresta.
03 de março. Querido diário: com a expanção da floresta, achamos alguns artefatos da pré-história.
06 de março. Querido diário: alguns arqueólogos vieram para cá e resumiram que aqui é um sítio arqueológico e estão fazendo estudos.
07 de março. Querido diário: não podemos mais ficar aqui, teremos que ir para o outro lado da floresta para preservar o sítio arqueológico.
14 de março. Querido diário: aqui é melhor que lá. Tem um rio, etc. Aqui estamos felizes.

Wérik Daniel, Escola Cerejeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário